Psicossomática

2061097

O que é psicossomática?

Psicossomática:

 

 Soma= Vêm do grego e que significa “corpo”. Somática, o que é corporal. Psychê = Vêm do grego e significa mente “Alma”, “Inconsciente”, “subconsciente”.

O termo pode ser compreendido, tal como descreve Julio de Mello Filho, como “uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas de saúde, é um campo de pesquisas sobre estes fatos e, ao mesmo tempo, uma prática, a prática de uma medicina integral”. Passou por séculos de elaboração até ser definida pela primeira vez por Heinroth (psicossomática, 1918 e somatopsíquica, 1928).

A Psicossomática evoluiu das investigações psicanalíticas que contribuem para o campo com informações acerca da origem inconsciente das doenças, a vantagem que o indivíduo obtém, mesmo que indiretamente, quando adoece, etc. Em seguida dos estudos behavioristas com homens e animais.

Atualmente a psicossomática tem se desenvolvido segundo uma ótica multidisciplinar promovendo a interação de vários profissionais de diversas áreas do conhecimento.

 

As forças naturais que se encontram dentro de nós são as que realmente curam nossas doenças.”


(Hipócrates)


Esclarecimento Público e Recomendação Importante:

 

O conteúdo deste site, nossos colóquios/Cursos de Psicanálise e Educação Inclusiva Livre, os cursos ou as publicações desta entidade é de pesquisa e estudo multidisciplinar livre e não substituí em hipotese alguma a: nenhum procedimento, Diagnósticos e Consultas Médicas, Prescrição e Orientação Médica e Exames Clínicos que devem ser feitos regularmente com profissionais da saúde clínica ou mental da sua confiança e acesso.

Também não substituí em hipótese alguma a nenhum tipo de orientação ou tratamento psicoterápico de profissional da sua livre escolha e responsabilidade seja da rede pública ou particular.

 

ABMP-DF

Association of Brazilian Medicine Psychosomatic-DF