Introdução Seminário XI ( Lacan )

Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise

Introdução ao Seminário XI (Lacan)

Jean-Luc Monnier

Seminário XI,  Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise , é um grande seminário. Seu título soa como um livro de texto; e de certa forma é. Primeiro seminário escrito por Jacques-Alain Miller, foi durante a vida de Lacan.

A dobradiça do seminário entre todos, faz parte de um período problemático desde que foi dado durante o ano de 1964, não mais em Sainte-Anne, mas na ENS, mesmo quando Lacan acabou de ser “excomungado” (1) pelo IPA.

Com este evento que terá uma influência decisiva em sua doutrina, Lacan põe fim ao que ele chamou de seu retorno a Freud, definido por Jacques-Alain Miller como “um retorno ao primado da interpretação, isto é, para dizer da intenção simbólica da análise e que, além disso, era um obstáculo “(2).

O seminário XI marca o início da depreciação do simbólico e a avaliação do resto.

É também um seminário substituto; O seminário XI vem ao lugar de outro seminário –  The Names-of-the-Father  – que Lacan deu apenas uma lição em 20 de novembro de 1963, no dia seguinte à votação que o removeu da lista de didática.

O que aparece de uma maneira ainda velada nesta lição única dos  Nomes do Pai , é uma mudança radical de regime, além de anunciada no seminário anterior,  L’angoisse,  pelo “questionamento do singularidade do Nome do Pai “(3).

Passamos do regime do significante para o regime de gozo como um ponto fixo: o sujeito não será mais orientado do Nome do Pai, mas do objeto  por causa de seu desejo. Naquele ano, “a orientação lacaniana” descobrirá explicitamente a sua bússola: o real.

Lacan fundou sua escola em 21 de junho de 1964, seis meses após o início de seu seminário durante o qual retornou suas credenciais ao  conceito  em psicanálise .
Em seis meses, Lacan irá renovar o status ético do inconsciente, registrar o caminho da unidade, amarrar a repetição ao fracasso (4) e articular a transferência para o conhecimento e, especialmente, o objeto  tem para cada conceito o real como uma bússola.

.
Neste seminário tudo está em uma espécie de enrolamento lógico. Os conceitos são articulados um ao outro e os movimentos que Lacan opera em cada um deles ressoam nos outros.

Assim, Lacan lida com a transferência, em seguida, a unidade para retornar à transferência. “Ao realizar essa jornada inteira entre a transferência e o inconsciente de um lado, a transferência e a repetição do outro, Lacan se move ao mesmo tempo em direção a outras articulações: entre transferência e movimentação, entre o inconsciente e o impulso e entre a repetição eo impulso.

É como se a própria estrutura do seminário tivesse a forma de uma armadilha. Nós entramos, e se quisermos sair, estamos presos no recinto da unidade. “(5)

O inconsciente é “retomado como uma pulsação temporal” (6), isto é, é aberto e fechado em ressonância com as bordas instintivas do corpo que capturam o gozo.

O inconsciente como conhecimento então dá lugar ao “inconsciente como sujeito […] como algo que ocorre e se manifesta de forma aleatória” (7). O inconsciente lacaniano é “perturbador”, de acordo com a fórmula de Jacques-Alain Miller, abre e fecha contingentemente, imprevisível e incalculável.

Esta nova versão do inconsciente permitirá que Lacan separe a transferência da repetição.
A repetição é subtraída do automatismo desde então retornou à homeostase do princípio do prazer para encontrar a  razão de ser no impossível de simbolizar. Na verdade, até o XI seminário,  morreu Wiederholungszwang  encontrou sua razão na insistência da cadeia significante.

A partir do seminário XI é o  Tuche , termo Lacan utiliza a partir de (8) Aristóteles, que assume o conceito de repetição. O  tuché  é o “encontro do real” (9), um evento traumático de essência que sempre ocorre ”  como se por acaso” ( 10) .

 Impossível dissolver-se na cadeia significante, sempre perdida, esta reunião faz o lastro.
O impulso, ele é desmontado e promovido para um lugar que nunca teve até então no ensino de Lacan. Aqui ela encontra seu objeto final – o objeto  tem – e vê sua gramática simplificada:  ser visto, trabalhar, etc. são as reformulações que permitem que Lacan conecte a unidade ao “reduzido” Outro ao seu uso da satisfação por um sujeito que  é  então objeto. Lacan, para a série freudiana, adicionando o olhar e a voz.

A nova ênfase na unidade é suportada por um operador que Lacan introduziu no Seminário VII e cujo desenvolvimento está quase concluído no Seminário XI.

O desejo do analista permitirá, de fato, fazer a junção entre o sujeito da linguagem e o campo da unidade, permitindo assim a Lacan reintegrar este importante conceito freudiano e amarrar a transferência para o objeto separando-o do repetir.

A transferência não é repetição: este é um avanço fundamental para a psicanálise.

“A transferência deve ser apreendida primeiro, independentemente de tudo o que pode ser carregado, como um fenômeno que decorre da estrutura significante, tal como é implantado na experiência analítica. (11) Lacan primeiro atribui a transferência para alienação.

A alienação do Outro como modo constitutivo do sujeito, está imediatamente presente sob as espécies do sujeito que se supõe saber: é o momento da abertura do inconsciente tão favorável à associação livre. Mas a transferência também está fechada: a resistência freudiana que Lacan localizou pela primeira vez no plano imaginário e que vê as associações secar leva, no Seminário XI, seu peso da realidade.

O tempo de separação, ligado à presença e ao desejo do analista, tem seu valor de prazer. É neste “ponto nodal” que a transferência é separada da repetição. “Na operação analítica, o que aparece como o efeito de um sujeito é depositado e se acumula como conhecimento” (12) – o sujeito suposto saber – permitindo o acesso ao núcleo da repetição, ao real como impossível, abre, através do objeto  a , para uma nova manipulação do gozo.
O fim da análise não é mais apreendido pela identificação com o analista, mas pelo contrário pelo “cruzamento do plano de identificação” (13) “além dos modos repetitivos de constituição da fantasia. […] A transferência é a abordagem do real que é feito na análise além dos parceiros do assunto. […]

Nos modos regulares de constituição do sujeito, o parceiro mais subterrâneo, o parceiro mais obscuro, é o real contra o qual o sujeito bate, e é aquele que não tem face e c É por isso que pode ir além da repetição pela unidade. “(14).

O seminário XI abre uma nova era: é aqui que Lacan dá seu curso à psicanálise, a sua orientação para o real, que ela nunca mais partirá. O seminário XI é, portanto, a porta pela qual a psicanálise entra na era do “Outro que não existe”.

(1) Lacan J., O Seminário , Livro XI,  Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise , Paris, Seuil, 1973, p. 9.
(2) Miller J.-A., “A experiência do real na cura analítica”, A Orientação Lacaniana , curso de 16 de dezembro de 1998, inédito.
(3) Miller J.-A., curso de 12 de maio de 2004.
(4) Lacan J., The Seminar,  livro XI, op. cit. , p. 117. “A função da falha está no centro da repetição analítica. O encontro sempre é perdido – isto é o que faz a vaidade da repetição, o seu obscurecimento de ocultação. ”
(5) G. Brodsky,  argumento ,  Commentary Seminário XI Lacan, Paris, Navarin, 2006, p. 134.
(6) Lacan J., O Seminário,  Livro XI,  op. cit. 4ª capa.
(7) Miller J.-A., “Les us du laps”, A orientação lacaniana , curso de 15 de dezembro de 1999, inédito.
(8) Aristóteles, livro II
(9) Lacan J., O Seminário , livro XI ,  op. cit., p. 53.
(10) Ibid. , p. 54
(11) Miller J.-A., “The Lacanian Clinic”, The Lacanian Orientation,  curso de 26 de maio de 1982, inédito.
(12) Miller J.-A., “The Us of the Lapse”, op. cit.
(13) Lacan J.,  O Seminário , Livro XI , op. cit.,  p. 245.
(14) Laurent E., curso de 15 de janeiro de 1991, dado no âmbito da Universidade de Paris 8, inédito.

Fonte consultada: http://www.causefreudienne.net/les-quatre-concepts-fondamentaux-de-la-psychanalyse/