Dia do PSICANALISTA

dis.ps

ESTUDE PSICANÁLISE CONOSCO DA ABMP-DF ( CLICK AQUI ) 

DIA DO PSICANALISTA  É DIA  6 DE MAIO (ANUALMENTE)

CONFRATERNIZAÇÃO DA ABMP-DF.ORG

6º  Ano de  Confraternização (2014) do Percurso Psicanalítico da ABMP-DF

(EM MEMÓRIA E HONRA AO COMANDANTE: “JOSÉ ISMAR QUEVEDO VALLS”)

É Necessário Reserva e confirmação de vaga (Antecipada)

 

LOCAL:

C.I.A.B.

COMANDO DO 7º DISTRITO NAVAL DO CENTRO OESTE

 

(Reserva Antecipada e Acesso ao CIAB somente a Autorizados/Identificados) 

 

C.I.A.B

Marinha do Brasil 


Prestemos nossa Homenagem (in-memorian)  

Ao Professor  Dr. Sigmund Freud Criador da Psicanálise (1856/1939)  

Para acessar o Museu de Freud click abaixo desta página na Placa DA Fundação de Freud

 Londres – Inglaterra 

 

FREUD ESTÁ DE VOLTA ! CLICK AQUI PARA LER ARTIGO ! 

 

 

FREUD :

Homenagem de um não-iniciado:

O amanhecer das emoções*

CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO**

Desembargador do Tribunal de Justiça do

Estado do Rio de Janeiro.

 

O fascínio despertado pela vida e obra de Freud está ocupando o espaço necessário nestes tempos do cinqüentenário de sua morte.

 

Há o combate do avanço da quimioterapia, deitando raízes nas terapias possíveis das doenças emocionais.

A descoberta do largo alcance do diazepínicos e outras drogas poderosas parece a queda da bastilha da alma, que a psicanálise dos primeiros tempos construiu como escora para salvar o homem pela leitura profunda do armazém ético do seu inconsciente. Todavia, esta nova tecnologia de livrar o desespero da pessoa humana dos males de sua incompatibilidade com o existir histórico que a realidade lhe impõe não é capaz de espancar a genialidade do vienense, presença da humanidade que atravessou desde o seu tempo até o nosso tempo o todo do tempo.

 

De todos os modos, é hora de resgatar a psicanálise da panacéia, redimensionando a sua busca, para que ela própria não seja causa de seu desprestígio. É preciso colher com proveito a lição que Charcot transmitiu ao jovem Freud: a obediência submissa do cientista aos fatos não é a adversária, mas a fonte e a servidora da teoria.

 

Ninguém mais desconhece que várias forças atuam nos primeiros anos de vida para criar condições a uma maturidade neurótica.

 

Não adianta culpar os pais, seja pela superproteção, seja pela subproteção.

O fato básico é que a luta pela sobrevivência, em uma sociedade que, cobra o sucesso a qualquer, preço, faz transbordarias deformações adquiridas.

E a incompreensão com os episódios neuróticos

* 29 de setembro de 1989.

** Ministro do Superior Tribunal de Justiça, a partir de 27/6/1996.

 

Freud : homenagem de um não-iniciado : o amanhecer das emoções

deságua sempre na destruição da convivência, no apagar de luzes da

felicidade, no tropeço com o bem da vida.

Com Freud, desde a segunda metade do século XIX, foi possível entender que muitos sintomas físicos podem ser enfrentados com

o conhecimento da alma. A ciência deve ao pai da psicanálise a abertura do inconsciente.

 

Os sinais freudianos da disparidade emocional entre o que se deseja e o que se vive, ou, simplesmente, da freqüente repulsa à própria realidade existencial, é certo que podem encontrar na quimioterapia uma saída, e até mesmo uma cura. Porém, a psicanálise é capaz de curar, se por cura se puder entender à capacidade da inteligência do homem de compreender a sua patologia e fazê-la aliada da vida e não companhia da morte, que nasce no mesmo momento em que a pessoa briga com a vida.

 

A pessoa humana rege-se pelas afinidades das suas emoções.

Essas afinidades medem-se pela intensidade das relações entre a inteligência e a realidade. E daí o segredo do homem ser também a sua claridade. Foi assim que Freud ensinou a soberania do observador:

 

Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, convence-se de que os mortais não conseguem guardar segredos. Se os lábios estão silenciosos, eles tagarelam com as pontas dos dedos; a traição abre seu caminho por todos os poros. Freud revelou que cada pessoa humana pode descobrir dentro de si o alimento para viver conscientemente em paz. Olhar para o seu mundo interior, buscar as suas influências, separar o que é seu e o que veio de fora fazem parte da libertação de cada um para viver melhor e mais feliz.

 

É o verdadeiro amanhecer das emoções.

Fonte Consultada: http://bdjur.stj.gov.br

 

 

HOMENAGEM AO PAI DA PSICANÁLISE IN MEMORIAN 

“Dia do Psicanalista”

Sigsmund Schlomo Freud nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, Moravia (atualmente Pribor, Checoslovaquia) Fundador da Psicanálise o Mundo nunca mais foi o mesmo após a Psicanálise.

“Freud abriu uma janela para o Inconsciente, mudou a forma das pessoas olharem para si mesmas e para os Outros.”

Citação do Livro:“Dossiê Freud” Autora: Elizabeth Mednicoff Ed. Universo dos Livros 

O pai de Freud, um comerciante judeu de posses modestas, levou a família para Leipzig, Alemanha (1859), seguindo para Viena (1860), onde Freud viveu até 1938.

Aos 8 anos de idade, Freud lia Shakespeare e, na adolescência, ouviu uma conferência, cujo tema era o ensaio de Goethe sobre a natureza, ficando profundamente impressionado.

Abreviou seu nome para Sigmund Freud em 1877.

Freud estudou e falava em seis Idiomas.
Pretendia estudar Direito, mas decidiu seguir Medicina, interessado na área de pesquisas. Ingressou na Universidade de Viena em 1873. Como aluno, Freud iniciou um trabalho de pesquisa sobre o sistema nervoso central, orientado por Ernst Von Brücke (1876), e formou-se médico em 1881. Trabalhou na Clínica Psiquiátrica de Theodor Meynert (1882-83), estudando posteriormente com Charcot (Salpetrière), em Paris (1885).

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

“Dia do Psicanalista”

6 DE MAIO

LEI Nº 12.933

(Projeto de lei nº 700, de 2004 da Deputada Beth Sahão – PT)

Institui o “Dia do Psicanalista”

O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo, nos termos do artigo 28, § 4º, da Constituição do Estado, a seguinte lei:

Artigo 1º – Fica instituído o “Dia do Psicanalista”, a ser comemorado, anualmente, no dia 6 de maio.

Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 23 de abril de 2008.

a) WALDIR AGNELLO – 1ºVice-Presidente no exercício da Presidência

Publicada na Secretaria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 23 de abril de 2008.

a) Auro Augusto Calimam, – Secretário Geral Parlamentar

                                            GOVERNO DE VITÓRIA-ES

CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

 

“Dia do Psicanalista”.

6 DE MAIO

LEI nº 6.362

O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono, na forma do Art. 113, inciso III, da Lei Orgânica do Município de Vitória, a seguinte Lei:

Art. 1º. Fica instituído o dia 06 de maio, no âmbito do município de Vitória, como Dia do Psicanalista.

Art. 2º. O dia 06 de maio passará a fazer parte do calendário de eventos do município de Vitória como sendo o Dia do Psicanalista.

Art. 3º. O Dia do Psicanalista terá como ponto culminante palestras sobre a história da psicanálise, sua importância para a sociedade, as funções do psicanalista.

Art. 4º. Fica o Poder Executivo autorizado a firmar convênio com as associações, sociedades e institutos de psicanálise para a realização de eventos no que diz respeito ao dia.

Art. 5º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Jerônimo Monteiro, em 20 de julho de 2005.

João Carlos Coser-Prefeito Municipal

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
“Dia do Psicanalista”

23 DE SETEMBRO

LEI nº 13.045

A contribuição do médico austríaco Sigmund Freud (1856-1939) para a ciência e a medicina recebeu destaque na Alepe com a aprovação da Lei nº 13.045, de autoria do deputado Antônio Figueirôa (PTB). A iniciativa cria, em Pernambuco, o Dia do Psicanalista, a ser comemorado em 23 de setembro. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Freud, considerado o pai da teoria psicanalítica. “Essa é uma justa homenagem a todos os psicanalistas, pela sua importância na qualidade de vida da humanidade, e aos que direta ou indiretamente já foram ou ainda serão beneficiados pelo legado freudiano”, avaliou Figueirôa.

Sigmund Freud aperfeiçoou a técnica do médico e fisiologista Josef Breuer, tornando a psicanálise capaz de tratar distúrbios mentais e de comportamento da forma que conhecemos hoje. O pensamento de Freud está contido em três obras principais: Interpretação dos sonhos, a mais conhecida, publicada em 1900; Psicopatologia da vida cotidiana (1901), na qual apresenta as bases da teoria psicanalítica, e Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905), que contém o desenvolvimento e exposição de sua teoria.

De acordo com Figueirôa, o Dia do Psicanalista também visa valorizar o movimento psicanalítico de Pernambuco, que vem ocupando posição de destaque no Nordeste. “O número de profissionais nessa área tem crescido e novas instituições que congregam e formam psicanalistas surgem a cada dia”, comentou.

Fonte Consultada: http://local.artigosinformativos.com.br/Freud_e_o_Dia_do_Psicanalista_Londrina_Parana-r1164076-Londrina_PR.html