“Desafios do Sujeito que se Assujeita ao Divã”

Autoestima desafios do Sujeito no Divã

Atualmente um dos maiores desafios da análise é percepção do analisando frente ao seu selfie.

Pois o mesmo, diariamente, sofre de uma tempestade de imposição social e midiática.

Fator este que o leva quase que diretamente para a comparação automática entre si e o outro. Isso é uma invasão cerebral sem precedentes na história humana.

No setting analítico o sujeito entra em contato com o seu “Eu”e, muitas vezes, encontra refletido no espelho, um esmagador sentimento de desvalor.

Durante a análise o indivíduo se dá conta de que suas ações estão constantemente ligadas às repetições do passado e, muitas vezes, a comparação feita no decorrer da vida o levam à baixa autoestima; partindo desse pressuposto essa situação torna-se o algoz do próprio sujeito.

E através da olhada analítica no espelho da vida que o “Eu” revela-se de forma incontestável.

Surge daí a forma mais implacável de supressão do ego: a comparação surge de forma sutil, sem que a pessoa perceba.

O contato com essa percepção comparativa pode trazer à consciência eventos traumáticos da infância, uma vez em que aquilo que o indivíduo se torna tem muito a ver com o que vivenciou na infância.

Entre estes psíquicos está a baixa autoestima; há quem diga que esta está ligada à atenção e ao amor recebido na infância ou a falta dos mesmos.

Quando no percurso de seu autoconhecimento o analisando vai se dando conta e trazendo à consciência fatos e ressignificados; na medida em que vai dando voz ao que está recalcado o mesmo dá também um novo significado às sensações e percepções.

O evento abstrato da possibilidade do sujeito no “divã da psicanálise vai produzir uma espécie de transformação; isso é o que possibilita a ressignificação do seu contexto de vida.

Sair da estratégia desumana da comparação e reposicionar o seu ego em todo o seu potencial é o que a análise pode proporcionar àqueles nós a abraçam!

Faça análise.

Joab Scheidegger MD

Suelem Corrêa MD.

Psicanalistas

Percurso de Psicanálise da ABMPDF.ORG & UNI.FREUD

Referências bibliográficas apoio

Salomão, o homem mais rico que já existiu: sabedoria da Bíblia. Ed. Sextante.